A artrose, ou osteoartrite, é uma doença que afeta as articulações e é caracterizada por dor e rigidez articular. Existem dezenas de tipos de artrite, sendo a osteoartrite a mais comum.
Geralmente, ela se desenvolve mais tarde na vida (após os 50 anos) e frequentemente afeta as mãos, joelhos, quadris, coluna vertebral, primeiro dedo do pé (joanete) e base do polegar (rizartrose).

Normalmente, o local onde dois ossos se encontram é coberto por um material elástico chamado cartilagem. Esse material permite que os ossos deslizem um sobre o outro sem causar dor. Na osteoartrite, a cartilagem começa a se deteriorar.
À medida que ela se desgasta, os ossos na articulação começam a se atritar. Isso pode causar dor, rigidez e inchaço. O reumatologista é um dos médicos especialistas nesta doença.

Quem é o médico que trata a artrose?
O médico reumatologista é o especialista que trata a artrose ou osteoartrite. Seja muito bem-vindo ao meu blog. Meu nome é Natalia Machado, sou médica reumatologista com quase 20 anos de formação médica.
Sou especialista em reumatologia desde 2010 e fiz mestrado e doutorado na área. Atuo no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná e em consultório privado. Agende uma consulta, terei enorme prazer em ajudar!

Como é feito o diagnóstico da artrose?
O sintoma mais comum é a dor na articulação, que aparece no início do movimento, melhora com o decorrer do exercício, mas piora com o esforço prolongado. Pode ocorrer também o que chamamos de rigidez articular (dificuldade de movimentar essa articulação) após um período de repouso, que melhora com o movimento após 10-20 minutos.
Nas mãos, além das dores, podem ocorrer nódulos e deformidades nos dedos, conforme a figura abaixo. Outras doenças que se manifesta de forma semelhante são a artrite reumatoide e a artrite psoriásica, sendo necessária avaliação do reumatologista para o diagnóstico correto.

O médico reumatologista irá solicitar exames como radiografia das articulações dolorosas e podem ser necessários exames de sangue para excluir outras doenças, como artrite reumatoide. Nas radiografias podem ou não ser observados os osteófitos ou “bicos de papagaio”, que são sinais de osteoartrite.
Como a artrose é tratada?
Para aliviar os sintomas, você pode:
- Descansar por alguns minutos quando a dor estiver realmente intensa – Mas não fique muito tempo em repouso, pois isso pode enfraquecer seus músculos e piorar a dor.
- Perder peso, quando necessário – O excesso de peso coloca uma pressão extra em suas articulações.
- Praticar atividade física regularmente – Ter músculos fortes alivia parte da pressão sobre suas articulações. Pode reduzir sua dor mais tarde, mesmo que doa no início. Existem muitas maneiras diferentes de se exercitar.
- Mesmo formas suaves de exercício, como caminhar, são benéficas para a saúde. Mas para a melhora completa dos sintomas são necessários exercícios de mobilidade e fortalecimento muscular. Inicialmente pode ser necessário que você trabalhe com um fisioterapeuta e/ ou terapeuta ocupacional.

- Usar “dispositivos de assistência” se o seu médico os recomendar – Esses dispositivos podem ajudar a manter suas articulações estáveis ou a aliviar o peso sobre elas. Exemplos incluem palmilhas, talas, bengalas e andadores.

- Usar compressas quentes ou frias – Algumas pessoas acham que calor ou frio ajuda a aliviar a dor por um curto período.
- Aprender sobre a atrose – Conhecer sua condição permite que você trabalhe com seu médico para encontrar as coisas que melhor ajudam você. Também pode ajudá-lo a entender melhor o que esperar em relação aos seus sintomas e tratamento.
Ervas, vitaminas ou suplementos podem ajudar?
Não há evidências sólidas de que suplementos de qualquer tipo funcionem nos sintomas da artrose, inclusive para a o colágeno, a cúrcuma e a glucosamina e condroitina, que são suplementos que algumas pessoas pensam ajudar na artrite. Se você quiser experimentar suplementos ou ervas, consulte seu médico antes de tomá-los.
Existem medicamentos que posso tomar para artrose?
Normalmente, os médicos sugerem atividade física, perda de peso e dispositivos de assistência primeiro. Se essas medidas não ajudarem na dor, eles podem recomendar medicamentos.
As opções incluem medicamentos em forma de comprimidos, como analgésicos comuns, cremes e géis a base de antiinflamatórios, que são aplicados na pele.
O uso contínuo de antiinflamatórios por via oral (comprimidos) não é recomendado pois pode causar outros problemas de saúde!

Em algumas situações, os médicos podem sugerir injeções (infiltrações) na articulação para aliviar a dor. No entanto, essas injeções geralmente não são usadas como tratamento principal, pois apenas funcionam por algumas semanas.

E quanto à cirurgia?
Quando outros tratamentos não são suficientemente eficazes, algumas pessoas com artrose recorrem à cirurgia. Por exemplo, algumas pessoas passam por uma cirurgia para substituir um quadril ou joelho (como na figura abaixo).
Estas cirurgias geralmente têm bons resultados quando indicadas no momento adequado, melhorando a dor e a função. O médico que faz este tipo de tratamento é o ortopedista.

Como posso encontrar uma abordagem para artrose que funcione para mim?
Os sintomas da artrose podem ser difíceis de lidar, mas não perca a esperança! Você pode precisar experimentar diferentes combinações de medicamentos, exercícios e dispositivos para encontrar a abordagem que melhor funciona para você. No entanto, a maioria das pessoas consegue encontrar maneiras de retomar muitas das atividades que gostam de fazer.

Mais informações:
Sociedade Brasileira de Reumatologia – cartilha para pacientes com osteoartrite.