A artrite reumatoide (AR) é uma doença inflamatória crônica. Afeta principalmente as articulações, mas pode afetar muitas partes diferentes do corpo. A causa da AR é desconhecida, mas provavelmente decorre de fatores genéticos e ambientais.
É diferente da osteoartrite, que é a forma mais comum de artrite, já citada em outro post. No entanto, é possível que uma pessoa tenha ambos os tipos de artrite. Nas pessoas com AR, os sintomas articulares geralmente se desenvolvem gradualmente. O início, a gravidade, os sintomas e as complicações dessa condição podem variar muito de uma pessoa para outra.

Quem é o médico que trata a artrite reumatoide?
O médico reumatologista é o especialista que trata doenças autoimunes como a artrite reumatoide. Seja muito bem-vindo ao meu blog. Meu nome é Natalia Machado, sou médica reumatologista com quase 20 anos de formação médica.
Sou especialista em reumatologia desde 2010 e fiz mestrado e doutorado na área. Atuo no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná e em consultório privado. Agende uma consulta, terei enorme prazer em ajudar!

Quais são os fatores de risco para artrite reumatoide?
Embora possa ocorrer em qualquer idade, é mais comum após os 45 anos e as mulheres são 3x mais acometidas que os homens. Ter um parente com AR também aumenta uma pouco o risco. Existem também possíveis fatores desencadeantes (que precedem o início da doença) como infecções, tabagismo e estresse emocional.
Quais os sintomas da artrite reumatoide?
Na maioria dos casos, os sintomas aparecem gradualmente, e podem levar semanas ou meses para que a pessoa a procure cuidados médicos. Nas primeiras fases, geralmente são afetadas as pequenas articulações, especialmente as articulações das mãos e dos pés. Menos frequentemente, pode começar em uma única articulação grande, como o joelho ou o ombro, ou pode passar de uma articulação para outra.
Conforme a condição progride, podem ser acometidas outras articulações dos membros superiores e inferiores. Menos comumente, algumas pessoas têm inflamação nos quadris e na parte superior da coluna vertebral. Os sintomas relacionados às articulações geralmente incluem rigidez, dor, vermelhidão, calor ao toque e inchaço. A rigidez articular é mais incômoda de manhã e após ficar parado por um período de tempo. Embora outros tipos de artrite possam causar rigidez, a rigidez vista na AR muitas vezes persiste por mais de uma hora. Outros sintomas podem incluir fadiga, dor muscular, febre baixa, perda de peso e dormência nas mãos.
Deformidades características da mão podem ocorrer ao longo do tempo em pessoas com AR se a inflamação nas articulações persistir. Os dedos podem parecer dobrados, chamados de deformidades em “boutonniere” ou “pescoço de cisne”, ou estarem desviados em direção ao dedo mínimo.

Outros sintomas e complicações da doença incluem:
- Perda óssea – Muitas pessoas com AR têm diminuição da densidade óssea e um aumento do risco de fraturas.
- Fraqueza muscular – Este também é um sintoma comum. Pode afetar os músculos ao redor das articulações (por exemplo, a inflamação no joelho pode levar à fraqueza do músculo da coxa, que por sua vez estressa ainda mais a articulação) ou ser mais difuso. A perda muscular pode dificultar a locomoção e a realização de tarefas diárias.
- Problemas de pele – Os mais comuns são os nódulos reumatoides, que são protuberâncias indolores que aparecem sob a pele, mais frequentemente na parte inferior do antebraço e no cotovelo.
- Problemas oculares – Podem ocorrer certos tipos de inflamação ocular (esclerite, episclerite) e isto causar vermelhidão, dor e problemas de visão.
- Doença pulmonar – A inflamação do pulmão causada pela artrite reumatoide pode causar falta de ar e tosse seca.

- Pericardite – Este é o termo para a inflamação do tecido que envolve o coração; pode causar dor no peito e dificuldade para respirar.
- Vasculite (inflamação dos vasos sanguíneos) – Esta é uma complicação muito rara, mas séria, que pode causar uma ampla variedade de sintomas, dependendo de onde os vasos sanguíneos inflamados estão localizados
- Doença de Sjögren – Esta é uma condição que causa olhos secos e boca seca e pode estar associada a AR.
- Fadiga – A inflamação prolongada no corpo pode levar à fadiga, que pode ser significativa e afetar a qualidade de vida. A fadiga também nem sempre desaparece com o tratamento da artrite.

- Dor amplificada – O sono ruim e a dor crônica da artrite podem levar a dores generalizadas por todo o corpo. Isso é caracterizado por dor nos tecidos moles (não apenas nas articulações) e muitas vezes persiste mesmo após o tratamento bem-sucedido da inflamação articular.
- Risco cardiovascular – A inflamação na AR por longos períodos, se não tratada, pode levar a um risco maior de ataque cardíaco e derrame ao longo da vida do paciente.
- Risco de câncer – Certos tipos de câncer, como os linfomas, são mais prováveis em pacientes com AR, especialmente se a doença não estiver bem controlada. Os tratamentos para AR também podem aumentar um pouco o risco de certos tipos de câncer, especialmente o câncer de pele.
Como é feito o diagnóstico da artrite reumatoide?
Não há um único teste usado para diagnosticar a artrite reumatoide (AR). Em vez disso, o diagnóstico é baseado em múltiplos fatores, incluindo a história médica da pessoa, exame físico e resultados de exames de sangue e de imagem, como radiografia, ultrassonografia ou ressonância magnética das articulações acometidas.
Em alguns casos em que a doença é suspeita, pode ser necessário monitorar a condição de uma pessoa ao longo do tempo antes que um diagnóstico de AR possa ser feito com certeza. O médico especialista nesta avaliação é o reumatologista.

Tipicamente, a AR é diagnosticada quando uma pessoa apresenta o seguinte (e quando outras causas potenciais foram descartadas):
- Sinais de inflamação em três ou mais articulações, durando seis semanas ou mais
- Exames de sangue para anticorpos diagnósticos (fator reumatoide e/ou anticorpo anti-peptídeos citrulinados)
- Níveis elevados de proteína C-reativa ou taxa de hemossedimentação, no sangue, marcadores que refletem o nível de inflamação no corpo.
Como é feito o tratamento da artrite reumatoide?
O tratamento da artrite reumatoide envolve uma abordagem abrangente para gerenciar a condição e melhorar a qualidade de vida. Aqui estão as principais áreas de foco:
1. Educação do paciente: compreender a artrite reumatoide e aprender estratégias de enfrentamento é crucial.
2. Exercício: a atividade física regular ajuda a manter a função articular, a força muscular e o bem-estar geral. Uma variedade de exercícios, incluindo exercícios de amplitude de movimento, treinamento de força e atividades de resistência, são benéficos.
3. Fisioterapia e terapia ocupacional: essas terapias oferecem abordagens personalizadas para gerenciar os sintomas da doença, melhorar a função e prevenir a incapacidade. Incluem programas de exercícios, treinamento funcional e dispositivos de assistência.
4. Nutrição: embora não haja uma dieta específica que cure a artrite reumatoide, mudanças na dieta, como a dieta mediterrânea, podem ajudar a reduzir a inflamação e a dor.

5. Tabagismo e Álcool: parar de fumar é muito importante para melhorar os sintomas da artrite reumatoide, enquanto o consumo moderado de álcool geralmente é seguro, mas deve ser discutido com um profissional de saúde.

6. Tratamento medicamentoso: Existem vários medicamentos disponíveis, e a escolha do medicamento é individual, para cada paciente. Este tratamento deve ser realizado sob supervisão de um reumatologista e é adaptado com base na gravidade da doença, resposta aos medicamentos e possíveis efeitos colaterais.

7. Medidas para reduzir a perda óssea: A artrite reumatoide aumenta o risco de osteoporose, então estratégias como ingestão adequada de cálcio e vitamina D, atividade física e minimização do uso de corticoides ajudam a manter a saúde óssea.

8. Cirurgia: Em casos graves de AR com danos articulares significativos, a cirurgia pode ser necessária para aliviar a dor e restaurar a função de determinada articulação.
Como é a evolução da doença?
A evolução da artrite reumatoide (AR) varia de pessoa para pessoa. Enquanto algumas pessoas têm períodos de piora dos sintomas que alternam com períodos de remissão, a maioria das pessoas experimenta doença progressiva se não tratada (embora possa progredir lentamente ou rapidamente).
A inflamação da AR pode danificar os ossos, cartilagens e outras estruturas das articulações. O dano articular geralmente piora ao longo do tempo e é irreversível; isso pode ter um impacto na capacidade de uma pessoa realizar suas atividades usuais e, eventualmente, levar a uma deficiência significativa. Muitas pessoas com AR também têm outras condições de saúde; isso pode afetar a qualidade e a expectativa de vida.
O tratamento com medicamentos, especialmente quando iniciado precocemente no curso da doença, é eficaz na redução dos sintomas, na desaceleração do dano às articulações e na prevenção de complicações da doença; isso melhora a qualidade de vida para a maioria das pessoas.

Mas a doença não pode ser curada, necessita de acompanhamento médico e algum tipo de tratamento ao longo da vida.
Existem vários grupos de apoio a pacientes em todo o Brasil, muito importantes no enfrentamento e melhor conhecimento da doença, como a ADORE – Associação Paranaense dos Portadores de Doenças Reumáticas. Endereço: Rua Mariano Torres, 535 – Centro, Curitiba – PR, Brasil. Sala 1. Email: adorepr@hotmail.com Telefone: (41) 3082-3904
Mais informações:
Sociedade Brasileira de Reumatologia – Artrite Reumatoide (cartilha para pacientes).
Cansei de ter dor não conseguir amarar meu cabelo ,quando acordo na parte da manhã eu desânimo até de viver .
Hj tou muito triste e sou fumante preciso de parar de fumar mas minha vida família não é muito fácil tenho um filho preso ,e tenho que trabalhar mas até no meu serviço passo por muito estresse e vergonha por causa destas dores contantes ,só o decorrer do dia lá por volta da meio dia que meu corpo volta a ficar normal cansei tanto de viver tou muito triste 😢😢
Olá Rosângela! Certamente há um tratamento para lhe ajudar. Marque uma consulta. Não desista ! Abraço!
Bom dia gostaria meu nome e Adriane Dois reis quero participar do grupo
Bom dia gostaria meu nome e Adriane Dois reis quero participar do grupo
Olá Adriane! Se você está falando dos grupos de apoio, é só procurar na internet os que citei no final do post. Este site não é um grupo de apoio. Espero ter ajudado. Abraço!