Dra. Natalia Pereira Machado

A artrite psoriásica é um tipo de artrite que causa dor nas articulações, inchaço e rigidez em algumas pessoas que têm uma condição de pele crônica chamada psoríase. A psoríase se manifesta como manchas de pele vermelhas, espessas, que frequentemente são cobertas com escamas prateadas.

Cerca de 30% das pessoas com psoríase também desenvolvem artrite psoriásica. A artrite psoriásica afeta homens e mulheres igualmente. A maioria das pessoas que desenvolve artrite psoriásica apresenta primeiro sintomas de pele de psoríase, seguidos por sintomas de artrite.

No entanto, em cerca de 15% dos casos, os sintomas de artrite são notados antes que a psoríase apareça. Em outros 15% dos casos, a artrite psoriásica é diagnosticada ao mesmo tempo que a psoríase.

Quem é o médico que trata a artrite psoriásica?

O médico reumatologista é o especialista que trata doenças autoimunes como a artrite psoriásica. Seja muito bem-vindo ao meu blog. Meu nome é Natalia Machado, sou médica reumatologista com quase 20 anos de formação médica.

Sou especialista em reumatologia desde 2010 e fiz mestrado e doutorado na área. Atuo no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná e em consultório privado. Agende uma consulta, terei enorme prazer em ajudar!

Quais são os fatores de risco para artrite psoríasica?

  • Fatores genéticos – Cerca de 40% das pessoas com psoríase ou artrite psoriásica têm membros da família com psoríase ou artrite psoriásica.
  • Fatores ambientais – A exposição a certas infecções também pode contribuir para o desenvolvimento da artrite psoriásica.
  • Obesidade e a gravidade da psoríase também estão associadas a uma chance aumentada de desenvolver artrite psoriásica.
A obesidade está associada à artrite psoriásica.

  • Trauma físico: Alguns pacientes desenvolvem artrite em uma articulação após um trauma. Isto é semelhante ao chamado fenômeno de Koebner, que é o aparecimento de novas lesões de psoríase onde houve trauma na pele.

Quais são os sintomas da artrite psoriásica?

  • Dor e sensibilidade nas articulações.
  • Dificuldade de movimentação ou rigidez nas articulações e/ou nas costas. Cerca de metade de todos os pacientes têm rigidez matinal com duração de mais de 30 minutos.

  • Além da dor e rigidez nas articulações causadas pela artrite psoriásica, também pode haver dor nas áreas onde os tendões se ligam aos ossos, uma condição chamada entesite. Locais comumente envolvidos incluem a fixação do tendão de Aquiles na parte de trás do calcanhar, a fixação da fáscia plantar (o tendão na sola do pé) ao calcanhar e a área onde os tendões se ligam aos ossos do quadril.
  • Quase metade das pessoas com artrite psoriásica também experimenta dactilite, que faz com que um dedo ou dedo do pé inteiro inche (o chamado dedo em salsicha, pois se parece com uma salsicha). A dactilite pode estar associada a danos articulares progressivos. Outro sintoma comum é a fadiga, ou cansaço excessivo.

Além dos sintomas articulares, também podem ocorrer:

  • Psoríase: manchas avermelhadas na pele que coçam e descamam, mais comuns nos cotovelos, joelhos e couro cabeludo.

  • Psoríase nas unhas: unhas com covinhas, que parecem que alguém usou um alfinete e perfurou a unha várias vezes, ou pode haver um descolamento da unha do leito ungueal.
  • Problemas oculares. A inflamação das estruturas oculares pode causar dor e vermelhidão nos olhos e é chamada de uveíte ou irite.
  • Aumento do risco cardiovascular: como os pacientes com psoríase, os pacientes com artrite psoriásica podem ter um risco aumentado de doença cardíaca ou derrame; certos medicamentos e mudanças no estilo de vida podem ajudar a diminuir esse risco.
  • Obesidade, diabetes tipo 2 e síndrome metabólica também são comuns em pessoas com psoríase e artrite psoriásica.
  • Ansiedade, depressão e distúrbios do sono são comuns em pacientes com artrite psoriásica. É muito importante o acompanhamento com psicólogo ou psiquiatra nestes casos.

Como é feito o diagnóstico da artrite psoríasica?

O reumatologista é o médico especialista nesta doença. Ela irá obter o seu histórico médico, realizar um exame físico e solicitar exames de imagem (radiografia, ultrassonografias ou ressonância magnética) para verificar a inflamação e os danos articulares.

Exames de sangue ou testes de líquido articular podem ser feitos para descartar outras doenças, como artrite reumatoide e gota.

A artrite psoriásica pode ser confundida com outras formas de artrite, como artrite reumatoide , gota e, ocasionalmente, osteoartrite. No entanto, as lesões cutâneas, os problemas nas unhas e os padrões específicos de inflamação observados na artrite psoriásica permitem ao reumatologista diferenciá-la de outras formas de artrite inflamatória.

Como é feito o tratamento da psoríase?

A doença cutânea da psoríase pode ser tratada com aplicações tópicas (cremes ou loções) ou fototerapia. Problemas de pele resistentes à terapia tópica podem exigir o uso de tratamentos orais (pílulas). Pacientes com psoríase moderada a grave podem precisar de tratamento com agentes imunobiológicos.

Embora eficazes no controle dos sintomas cutâneos na maioria dos pacientes, nenhum destes tratamentos pode curar psoríase; a maioria dos pacientes tem uma recidiva dos sintomas se o tratamento for interrompido. Assim, a terapia prolongada geralmente é necessária.

Como é feito o tratamento da artrite psoríasica?

  • Mudanças no estilo de vida – Em muitos casos, a perda de peso pode ajudar consideravelmente. Até 40% dos pacientes com artrite psoriásica são obesos. Vários estudos têm demonstrado que a perda de peso pode melhorar a resposta a tratamentos médicos para psoríase e artrite psoriásica. Cessar o tabagismo e reduzir o consumo de bebidas alcoólicas também tem impacto na melhora da doença.

  • Exercícios físicos e fisioterapia são fundamentais para aliviar a dor e a rigidez associadas à artrite psoriásica.
  • Além disso, existe uma grande variedade de tratamentos medicamentosos em comprimidos ou injetáveis, que serão escolhidos pelo seu reumatologista de acordo com os seus sintomas, gravidade da doença e possíveis efeitos colaterais.

Grupo de apoio: Existem vários grupos de apoio para pacientes reumáticos no Brasil, como a Psoríase Brasil – Associação Brasileira de Psoríase, Artrite Psoriásica e Outras Doenças Crônicas de Pele.

Saiba mais:

Sociedade Brasileira de Reumatologia – artrite psoriásica – cartilha para pacientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

The resulting value could be compared with the theoretical return specified by the program manufacturer. veb saytidan You may also come across less popular options like Sic Bo, Lucky 7, Deal or No Deal, plus some more. mostbet casino When registering, select which account will be used to sign in, and register. olish mumkin mostbet mobil There are also Multi-Table, Sit & Head out, and Freeroll events obtainable in the poker room. to’liq