Dra. Natalia Pereira Machado

A osteoporose é uma doença que enfraquece os ossos, tornando as pessoas mais propensas a fraturas. No entanto ela é silenciosa, ou seja, a pessoa não tem nenhum sintoma, até que ocorra a primeira fratura.

Pessoas com osteoporose podem quebrar um osso após uma queda em casa, por exemplo, ou podem até fraturar sem nenhum trauma.

A osteoporose causa fraturas após quedas.

A Fundação Internacional de Osteoporose (IOF) estima que 1 em cada 3 mulheres na pós menopausa e 1 em cada 5 homens com mais de 50 anos terão uma fratura por osteoporose ao longo da vida. As fraturas mais comuns são no punho, coluna e quadril (fêmur).

A fratura de fêmur é uma grave consequência da osteoporose.

Quem é o médico que trata a osteoporose?

O médico reumatologista é o especialista que trata a osteoporose. Seja muito bem-vindo ao meu blog! Meu nome é Natalia Machado, sou médica reumatologista com quase 20 anos de formação médica.

Sou especialista em reumatologia desde 2010 e fiz mestrado e doutorado na área. Atuo no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná e em consultório privado. Agende uma consulta, terei enorme prazer em ajudar!

No Brasil ocorrem mais de 120.000 fraturas de quadril por ano e este número vem aumentando devido ao envelhecimento da população. Estas fraturas levam a necessidade de cirurgias, internações, e outras complicações, podendo levar à morte.

Fraturas vertebrais podem levar a dor intensa.

Dessa forma, quebrar um osso pode ser bastante grave, especialmente se o osso quebrado for o fêmur (quadril) ou a coluna. Pessoas que quebram o quadril às vezes perdem a capacidade de andar sozinhas. Muitas delas precisam de cuidados em um lar de idosos.

A fratura de vértebras, que são os ossos da coluna pode ser assintomática em 2 em cada 3 pacientes que fraturam, por isso a importância de se fazer radiografia em pessoas de risco. Quando é sintomática, causa dor intensa na coluna, com recuperação lenta, dificultando a mobilidade e podendo levar a necessidade de internações. Por isso, é tão importante evitar a primeira fratura.

A recuperação da fratura pode ser lenta e necessitar de cuidados especiais.

Quais são os fatores de risco para osteoporose?

– Idade maior que 60 anos

– Ter fraturado um osso depois dos 50 anos

– Ter diminuído na altura (“encolhido”)

– História familiar de osteoporose ou de fraturas

– Quedas frequentes

– Fazer uso contínuo (por mais de 3 meses) de medicamentos que causem osteoporose, como os corticoides.

– Menopausa precoce (antes dos 45 anos)

– Fumar ou consumir mais de 1-2 porções de álcool por dia

– Consumir poucos alimentos ricos em cálcio como leite e derivados

– Expor-se pouco ao sol ou ser sedentário

– Ter alguma doença crônica que sabidamente cause osteoporose, como artrite reumatoide, diabetes, hipertireoidismo, entre outras.

Existe uma ferramenta para que seu médico verifique o seu risco de fratura nos próximos 10 anos, de acordo com estes fatores de risco citados. Ela é útil para saber se você precisa fazer densitometria ou para decidir o início de um tratamento para evitar fraturas. Se chama FRAX.

Como saber se tenho osteoporose?

A osteoporose não causa sintomas até que você quebre um osso. Mas seu médico pode solicitar um exame para avaliar se você tem osteoporose. O melhor teste é a densitometria óssea.

É um tipo especial de raio-X, que avalia a densidade mineral óssea, em outras palavras, a qualidade do osso. Através deste exame conseguimos saber se o paciente tem uma massa óssea adequada para a idade ou se tem osteopenia ou osteoporose.

O exame de denitometria óssea é o mais importante para avaliar osteoporose.

Os especialistas recomendam a densitometria óssea para mulheres com mais de 65 anos e homens com mais de 70 anos. Isso ocorre porque pessoas nesse grupo têm o maior risco de osteoporose.

No entanto pessoas de qualquer idade, inclusive crianças podem precisar fazer este exame se estiverem sob risco de osteoporose, ou seja, se apresentarem doenças ou uso de medicamentos que causam osteoporose.

Além da densitometria, a radiografia (raio-X) da coluna pode ser necessária para avaliar se já houve alguma fratura na coluna, que pode ser assintomática e passar desapercebida pelo paciente.

A radiografia de coluna é útil para avaliar fratura vertebral.

Um outro exame que complementa essa avaliação, mas é menos disponível nas clínicas de imagem é o TBS ou escore de osso trabecular, que avaliar a estrutura óssea da coluna lombar.

Algumas pessoas descobrem que têm osteoporose porque quebram um osso durante uma queda ou impacto leve. Isso é chamado de “fratura por fragilidade”, porque pessoas com ossos saudáveis não deveriam quebrar um osso tão facilmente. Pessoas que têm fraturas de fragilidade têm um alto risco de ter outras fraturas.

Qual a diferença entre osteoporose e osteopenia?

A osteopenia é uma fase que precede a osteoporose, ou seja, quando a pessoa já teve uma perda de massa óssea, mas ainda não tem osteoporose. Pacientes com osteopenia também estão sob maior risco de fraturas e precisam ter seu risco de fratura avaliado através do FRAX, para saber se já precisam iniciar uma medicação específica. Além disso precisam repetir a densitometria óssea a cada 1-2 anos para ver se houve progressão da doença.

O que posso fazer para manter meus ossos o mais saudável possível?

Você pode:

  • Comer alimentos ricos em cálcio, como leite, iogurte e vegetais de folhas verdes
  • Consumir alimentos com bastante vitamina D, como leite enriquecido com vitamina D e peixes do oceano. Se não houver contraindicação ao sol, pode tomar um pouco de sol, por 5-15 minutos, cerca de 3 vezes na semana (evitando horários próximos ao meio-dia).
Exposição solar moderada, alimentos lácteos e peixes são úteis á saúde óssea.

  • Tomar suplementos de cálcio e vitamina D (se não obtiver o suficiente dos alimentos que você come). A dose correta para cada paciente deve ser prescrita pelo médico. O excesso de suplementos pode ser prejudicial à saúde !
  • Fazer exercícios de fortalecimento, adaptados para sua idade ou condição. Converse com seu médico sobre qual exercício seria mais adequado para seu caso.

Exercícios físicos resistidos ajudam a melhorar a massa óssea.

  • Não fumar e limitar a quantidade de álcool consumido.

O que mais posso fazer para evitar fraturas?

Pode parecer simples, mas você pode prevenir muitas fraturas reduzindo as chances de uma queda:

  • Certifique-se de que todos os seus tapetes tenham uma base antiderrapante para mantê-los no lugar ou evite usar tapetes em casa.
  • Guarde qualquer cabo elétrico para que não fiquem no seu caminho.
  • Ilumine bem todas as passagens.
  • Esteja atento a pisos escorregadios. Dê preferência a pisos planos, antiderrapantes e sem irregularidades.
  • Use sapatos confortáveis com solas de borracha. Evite usar chinelos e se for usar preferir aqueles que prendem no calcanhar.
  • Faça exames de vista regularmente.
  • Pergunte ao seu médico se algum dos seus medicamentos pode causar tonturas ou aumentar seu risco de queda.
  • Utilize adaptadores nos banheiros como barras de apoio próximas ao vaso sanitário e cadeiras para banho.

A osteoporose pode ser tratada?

Sim, existem alguns medicamentos para tratar a osteoporose. Esses medicamentos podem reduzir as chances de você quebrar um osso.

Os médicos geralmente iniciam o tratamento com medicamentos por via oral (comprimidos) ou injetáveis, a depender da gravidade e de cada caso. Dessa forma o tratamento é sempre individualizado.

Além destes medicamentos, pode ser feita suplementação de cálcio e vitamina D por via oral, cujas doses também devem ser calculadas pelo médico assistente. Portanto não se auto-medique, procure assistência de um especialista.

Como saberei se o tratamento está funcionando?

Seu médico irá monitorar o tratamento com exames periódicos de sangue e de densitometria óssea e radiografias se necessário. O objetivo do tratamento é reduzir o risco de fraturas, mas os resultados destes exames permitem avaliar se o tratamento está funcionando. A densitometria óssea é realizada a cada 1 a 2 anos durante todo o tratamento.  

Mais informações:

ABRASSO – Associação Brasileira de Densitometria Óssea e Osteometabolismo.

Sociedade Brasileira de Reumatologia – cartilha para pacientes com osteoporose.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

The resulting value could be compared with the theoretical return specified by the program manufacturer. veb saytidan You may also come across less popular options like Sic Bo, Lucky 7, Deal or No Deal, plus some more. mostbet casino When registering, select which account will be used to sign in, and register. olish mumkin mostbet mobil There are also Multi-Table, Sit & Head out, and Freeroll events obtainable in the poker room. to’liq